Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Apodiformes
Família: Trochilidae
 Vigors, 1825
Subfamília: Phaethornithinae
 Jardine, 1833
Espécie: P. augusti

Nome Científico

Phaethornis augusti
(Bourcier, 1847)

Nome em Inglês

Sooty-capped Hermit


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Rabo-branco-cinza-claro

O rabo-branco-cinza-claro é uma ave apodiforme da família Trochilidae.

Seu nome significa: do (grego) phaethön, phaö = sol, brilho do sol; e ornis = pássaro; e de pretrei = homenagem ao entomologista francês e coletor de espécimes na América tropical (1846–1856), Auguste Sallé (1820–1896). ⇒ Pássaro do sol de Auguste.

Apresenta 3 subespécies:

Características

Partes superiores cinza-amarronzadas com uropígio ferrugíneo; cabeça e asas pretas; faixa superciliar e infraocular branca, delimitando uma área malar preta; partes inferiores cinzas; cauda com retrizes laterais pretas com as pontas brancas e retrizes centrais prolongadas pretas com as pontas brancas. 14-15 cm;Peso: macho 4 5-6 g; fêmea 4-5 g .

Alimentação

Alimenta-se preferencialmente de carboidratos, conseguidos através do néctar das flores, mas come também pequenos artrópodes.

Reprodução

Seu ninho tem forma cônica alongada, terminando em um apêndice caudal mais ou menos longo, servindo de contrapeso. É feito de material macio como paina e detritos vegetais que são acumulados em espessa camada de material, podendo apresentar uma parede bizarra de lama seca e teias de aranha. O ninho é fixado por um único cabo robusto feito de teias de aranhas à face interior das folhas de palmeiras, samambaias, musáceas, Helicônia, etc., em raízes finas pendentes sob barrancos sombreados. Estes ninhos curiosos foram encontrados também debaixo de pontes, bueiros em estradas, e pendurado no teto no interior de edifícios escuros.

Hábitos

Costuma ocorrer às margens dos igarapés. Encontrado em bordas de florestas úmidas e de terra firme, clareiras e matas secundárias da Amazônia. Quando estão empoleirados costumam cantar incessantemente abanando o rabo.

Distribuição Geográfica

R ( Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos ). Encontrado na Colômbia, Venezuela, Guiana e norte do Brasil nos estados de Roraima e Amazonas.

Status de conservação: LC ( IUCN ); Appendix II ( CITES ).

Referências

Galeria de Fotos